criopreservação das células estaminais, fazer ou não fazer?

fevereiro 16, 2017

Olá a todas as mamãs e futuras mamãs, o tema deste post é a criopreservação das células estaminais dos nossos bebecas, e espero realmente com este post puder ajudar a chegar a algumas conclusões e ajudar a esclarecer algumas questões, já que este é um tema que levanta tantas duvidas nos futuros papás.

Pois é, eu andei um bocado às aranhas com este tema, já tinha ouvido falar por alto, mas detalhadamente nada sabia, quando vi preços, até me assustei, apesar de que se for para o bem do meu piolho tudo vale a pena, eu penso assim e pronto, mas acabei por me desligar um bocado e por um bocado deste tema, até que fui a um workshop das "conversas com barriguinhas" e fiquei a saber mais pomenorizadamente sobre a criopreservação das células, o que me voltou a despertar a atenção sobre o assunto.

Não vou explicar aqui tudo ao promenor, até porque na internet vão ter tudo explicado detalhadamente sobre a criopreservação das células, especialmente nos sites das empresas de criopreservação das mesmas, mas vamos falar um bocado sobre algumas questões importantes que eu propria colocava e me levaram a decidir fazer ou não a criopreservação das células do meu piolhito.


Para quem não sabe as células estaminais criopreservadas têm como função reparar os tecidos danificados, orgãos e reparar as células danificadas que vão morrendo, ou seja, hoje em dia através da função destas células inumeras doenças podem ser curadas.

- Onde e quando é feita a recolha?

A recolha é feita durante o parto, ou melhor dizendo, logo a seguir ao bebé nascer.

- Como é feita a recolha?

A recolha é feita com o auxilio de um kit que temos de adquirir e levar conosco para o hospital/maternidade no dia do parto.

- Onde posso adquirir esse kit?

Hoje em dia já existem algumas empresas onde podemos adquirir estes kit's, como a bebecord, crioestaminal, bebevida, criovida...

- Esses kit's pagam-se?

Sim, estes kit's são pagos se forem pedidos nos sites das empresas ou comprados em farmácias, e o preço do kit varia de empresa para empresa, mas se frequentarem alguns workshops em que estejam presentes estas empresas para esclarecimento de duvidas, em regra geral oferecem o kit deles.

- E depois de adquirir o kit, o que faço?

Depois de adquirir o kit temos que enviar o formulario que vem dentro da caixa para a empresa, a empresa por sua vez vai enviar-nos o contrato e a sua copia para lermos, assinarmos e voltar-mos a enviar para a empresa juntamente com o questionário clinico e consentimento informado que tem de ser assinado por nós e pelo médico que nos acompanha, e a partir daí é esperar até ao grande dia.

- O contrato é de quanto tempo?

O contrato é de 25 anos, ou seja, durante 25 anos as células estarão criopreservadas.

- Qual o preço a pagar e quando pagar?

Tudo vai depender da empresa que escolhermos para criopreservar as células dos nossos miudos, tal e qual o kit, os preços da criopreservação variam de empresa para empresa, mas uma vez mais, se adquirirmos o nosso kit num workshop onde esteja uma dessas empresas, para além da oferta do mesmo, geralmente fazem também grandes descontos sobre o preço de criopreservação, já quanto à forma de pagamento é a pronto, ou existe ainda a possibilidade de pagamento faseado em praticamente todas as empresas se não em todas mesmo.

- Quando devo começar a tratar das coisas?

Não existe um período especifico para começar a tratar das papeladas todas, mas como nada nem ninguém nos garante que os piolhos vão nascer na data prevista, se realmente quisermos fazer e acharmos a criopreservação algo necessário, é melhor tratar o quanto antes, quanto mais cedo melhor para não correr-mos o risco de sermos apanhadas desprevenidas.

- De onde vão retirar as células estaminais?

As fontes de onde vão retirar as células estaminais na altura do parto é no sangue do cordão umbilical e/ou no tecido do cordão umbilical.

- Este processo pode trazer algum risco à mãe e ao bebé?

Não, a recolha tanto do sangue como do tecido não trás qualquer tipo de problema ou risco à mãe ou ao bebé.

- Se algo correr mal podemos repetir a recolha?

Não, a recolha é feita somente na altura do parto.

- O que acontece depois da recolha?

Depois da recolha temos que ligar para a empresa para ir buscar o kit e a partir daí começa então o grande processo de criopreservação das células estaminais.
Vão ser realizados um conjunto de exames para avaliar o estado da colheita, de seguida a empresa irá enviar um relatório sobre a avaliação da mesma e caso esteja tudo dentro dos conformes irá então começar o processo de pagamento seja a pronto ou faseado.

- E caso a colheita não esteja em condições de ser criopreservada?

Em caso de a colheita não estar em condições o contrato é "anulado" e apenas teremos que pagar o valor do kit (mesmo sendo oferecido) mas penso que esta questão também varia de empresa para empresa.

E estas são algumas das perguntas colocadas no esclarecimento de duvidas nos workshops, portanto se não tiverem a oportunidade de ir a um mas estão interessadas no tema espero ter ajudado, apesar de que aconselho vivamente a irem, porque ficamos com uma imagem mais clara sobre o tema, e a mais que não seja mesmo para tirarem as vossas duvidas e ficarem a saber um pouco mais sobre a criopreservação, que eu não expliquei aqui mas se forem aos sites das empresas têm lá tudo tim tim por tim tim, e se conseguirem ir a um workshop, melhor ainda, nada como termos alguém à nossa frente a esclarecer as nossas duvidas ;)

Então depois de tantas perguntas, tantas respostas, de ir a um ou outro workshop a falar sobre o tema, e depois de todas as duvidas esclarecidas, sim, eu e o meu namorado optamos por querer criopreservar as células estaminais do nosso piolho e adquirimos um kit 😊

No próximo post vou então contar-vos qual foi a empresa que escolhemos para criopreservar as células do nosso princípe, onde, como e porquê, e vou falar ainda um pouco sobre a empresa, se estiverem ainda na duvida de qual empresa escolher, não percam então o próximo post, pode ser que ajude 😉

Beijinhooos 😘😘




You Might Also Like

0 comentários