Dieta Jejum intermitente, sim ou não?

julho 26, 2017

Olá olá


Como disse no post anterior, hoje vamos falar sobre uma dieta intitulada por Jejum intermitente.

Como é?
Bem, esta dieta consiste em ficarmos um determinado tempo sem comer, e quando digo "tempo" é horas, existem vários protocolos dentro desta dieta, se quiserem podem ver melhor aqui, no entanto eu neste post vou acabar por falar mais no protocolo que estou a seguir, que é o 16/8.
Esta dieta promete resultados incríveis e rápidos (dependendo do protocolo e de cada pessoa)
existem imensos relatos de pessoas (especialmente no Brasil) que com esta dieta apenas num mês emagreceram 10,15, até 20 kilos, e muitos sem fazer exercício, pessoal é fantástico, mas claro que tudo vai depender da alimentação que vamos ter durante a abertura da janela ok? é tudo muito bonito mas milagres não existem, não vamos perder 20 kilos num mês se durante a abertura de janela só comermos alimentos altamente calóricos.
Quem opta seguir esta dieta por si mesmo segue-a pelo tempo que quiser, 3,4,5 dias, uma semana, dois meses... vai depender do objetivo de cada um.
Agora imaginem se a esta dieta juntar-mos uma alimentação saudável, que é o meu caso, que continuo com a alimentação Low Carb, e ainda fizermos exercício físico, podemos conseguir resultados incríveis, com isto não estou a querer incentivar ninguém a fazer esta dieta, mas para quem quer emagrecer e não levar muito tempo é do melhor que há, para além de que só vamos ajudar o nosso corpo (podem verificar aqui) e reaprender-mos a comer. 
E pessoal atenção, fazer exercício só durante o período de janela aberta e preferencialmente um pouco depois de comer, por exemplo se almoçar as 13h, fazer exercício por volta das 16/17 horas, e não esquecer que assim tem que ter uma alimentação rica em carboidratos saudáveis, vitaminas e proteínas, é muito importante. 

Mas bem, em relação ao protocolo que eu faço,
O protocolo 16/8 consiste então em 16 horas de jejum e de janela aberta para comer de 8 horas, importante, o que eu costumo fazer é o mais adequado a mim, às minhas necessidades ok pessoal?
por exemplo, eu faço a minha ultima refeição do dia às 20 horas da noite, fico 16 horas de jejum e volto a comer a partir das 12:30h/13h.
"Haa mas assim estás a pular a refeição mais importante do dia" Não!! 
O pequeno almoço para mim é indiferente, eu de manha nem costumo comer de qualquer das maneiras, a acabo sempre por almoçar por volta das 13 horas, então para mim acaba por não ser nada de muito novo, o único senão é que antes de ir dormir costumava comer, uma sandes, um iogurte, uma gelatina, fruta... era o que fosse, e agora não o faço, pensei que fosse custar, no entanto não tem custado nada, até porque eu comia imenso, e comia a toda a hora, mas quando comecei a dieta low carb (que mantenho até hoje, inclusive junta com a do jejum intermitente) em que como poucos carboidratos e os que como sãos os considerados saudáveis e em poucas quantidades, confesso que o meu organismo se habituou rápido e bem a essa drástica mudança, eu comia 4/5 vezes ao dia e em quantidades generosas de "porcarias" e de repente faço 3/4 refeições moderadas de tudo o que é considerado saudável.
"mas faz mal ficar mais de 3 horas sem comer" MITO! E podem comprovar aqui.
A única coisa que pode acontecer se ficares mais de 3 horas sem comer é sentires fome, mas o jejum é feito durante a noite, a qual passamos a dormir, e acaba por apanhar a parte da manha, no entanto é como eu digo, para pessoas como eu que não costumam tomar o pequeno almoço porque não sentem fome de manha, não faz diferença nenhuma, mas se queres iniciar esta dieta mas achas que 16 horas é muito tempo e não aguentas, existem protocolos com tempo de jejum menor, a 12/12 para começar, não só é bom para quem se deita cedo, como para quem acorda cedo e nunca perde o pequeno almoço, a partir das 8 da manha pode comer até às 20 horas da noite, mais fácil? claro, e a 14/10 (que é a mais indicada para as mulheres) no entanto os resultados vão variar consoante o protocolo.

Apesar de o protocolo 14/10 ser o mais indicado para as mulheres cada um faz como entender ou como um nutricionista recomendar, não faças só porque "x" faz, porque "x" pode aguentar bem e tu não, então se quiserem começar comecem sempre pelo inicio (12/12) e depois vão vendo qual mais se adequa a vocês.

Outra coisa muito importante, que é, quando abre a janela para comermos e importante que nas horas seguintes agente coma coisas saudáveis e com baixas calorias, não adianta passarmos 12,14,16,22,24 horas sem comer se a seguir vamos almoçar ao mcdonald's, lanchar 2/3 vezes alimentos altamente calóricos e ainda ir jantar á Telepizza, pessoal, não adianta, não vão conseguir resultados, muito pelo contrario, podem até aumentar de peso, porque depois de tantas horas sem comer quando o fizeres o organismo vai absorver tudo o que ingerires, se ingerires alimentos altamente calóricos, garanto, não terás resultados, e a isto se chama o efeito sanfona.


Coisas importantes: 
- Durante a janela aberta é importante respeitarmos a nossa fome, quando digo isto é se tivermos fome, vamos comer, por exemplo, a meio da tarde quando começo a sentir fome, como uma gelatina light, se mais para o fim da tarde voltar a sentir fome, como uma peça de fruta, ou metade de um queijo fresco magro, são exemplos, o importante é respeitar, mas atenção, nada de confundir fome de "FOME" mesmo com fome emocional, ou porque estás stressada, ou porque estás sem nada para fazer, ou porque estás a ver um filme e apetece-te petiscar, aí já é meio caminho andado para descambar.
- Outra coisa muito importante e que é uma dica preciosa é, se começares a sentir fome bebe um copo de água (gelada) antes de comeres, isto vai fazer com que não abuses na dose de comida... e porquê gelada? Bem, muitos nutricionistas e especialistas garantem que beber água gelada ajuda a queimar calorias, então porque não uma ajudinha extra? claro que não é nada por aí além, no entanto tudo o que ajudar a queimar calorias é bem vindo ;) 
e agora perguntam vocês porque é que a água gelada ajuda a queimar calorias, pois bem, a temperatura do nosso corpo, do nosso organismo roda entre os 35 e os 37 graus, a água gelada tem cerca de 4 graus, então ao bebermos um copo de água gelada o nosso corpo vai ter que "trabalhar" mais para colocar aquela água à temperatura do nosso organismo, o que vai fazer com que queime mais calorias ;)
- Outra coisa que pode ser boa para controlar a fome durante o jejum, é que podemos beber água, chás (verde, camomila, hibisco, cavalinha) e café, estes últimos sem açucar e sem adoçante ok malta?
para quem não gosta muito de beber água, experimentem colocar umas gotinhas de limão ;)

E pronto maltinha é isto, mas não se esqueçam, se querem começar uma dieta consultem primeiro um nutricionista, as pessoas não são todas iguais, os corpos não são iguais e os organismos não são iguais, o que pode ser muito bom para um pode ser péssimo para outro, lembrem-se disso e até à próxima.

You Might Also Like

2 comentários

  1. Sinceramente não achei não acho que seja o ideal (apesar de às vezes fazer o mesmo que tu sem querer), mas para mim uma dieta saudável é fazer várias refeições saudáveis ao longo do dia em pequenas quantidades. Agora se uma pessoa comer uma sandes ou um chocolate antes de ir para a cama não pense em milagres :b

    Beijinhos,
    Dezassete

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pela tua opinião :)
      Em certo modo concordo contigo sim, no entanto isto é mais por dizer que estamos a seguir uma "dieta", porque na verdade eu já o fazia involuntariamente, maior parte dos dias fazia 4/5 refeições mas noutros fazia as duas principais, almoço e jantar, no entanto como mudei a minha alimentação como muitas fibras, carboidratos saudáveis e alimentos cheios de nutrientes importantes, e tenho reparado que fico saciada por muito mais tempo o que faz com que depois de jantar até me ir deitar não sinta fome nenhuma, nem de manha (nunca sinto de qualquer das maneiras), posso começar a comer a partir do meio dia e tenho comido por volta das 13/13:30h que é quando começo a sentir fome, portanto começo a concordar com o que muitos nutricionistas dizem que é uma questão de alimentação e saber comer, quando eu comia "porcarias" ficava muito cheia na altura e passado uma hora, duas, já tinha fome outra vez,agora que como muitos alimentos que dão uma grande sensação de saciedade aguento muitoooo mais tempo sem ter vontade de comer o quer que seja :)
      Portanto concordo contigo mas porque para algumas pessoas é muito radical, e não conseguem ficar muito tempo sem comer, claro que protocolos de 22 ou 24 horas já acho um exagero, mas 12/14/16 horas para quem tem uma alimentação saudável e muito rica é fácil porque ficamos constantemente saciados e por muito mais tempo e acredita, quem faz esta dieta não passa fome, ao contrario de outras dietas malucas que dizem que só podes comer salada ao almoço e meia tigela de sopa ao jantar, tirando pequeno almoço e lanche que é um batido ou uma peça de fruta, aí sim é complicado, mas com esta dieta do jejum intermitente podes comer "à vontade", tem é que ser uma alimentação saudável e não alimentos altamente calóricos ;)
      Para além de que ficar 16 horas sem comer (se estiveres saciada) não é prejudicial à saúde e isto não sou eu que digo porque sim, eu fiz imensas pesquisas e é o que muitos nutricionistas dizem revelando até que para quem quer emagrecer e um pouquinho mais rápido, atenção, é uma das melhores maneiras e não comer de 3 em 3 horas, agora para quem quer manter o peso ou simplesmente não queira emagrecer aí sim não é necessário dietas destas

      Mais uma vez obrigada pela tua opinião, é muito importante :)
      peço desculpa pela resposta longa,

      Beijinhos

      Eliminar