A minha dieta não teve evolução! E agora?

julho 26, 2017

olá olá, hoje vamos falar sobre um assunto já bastante falado, bastante discutido, no entanto estamos sempre a aprender, e eu tenho andado empenhada em perder o peso que ganhei na gravidez e o que já tinha ganho antes e tenho descoberto coisas muito interessantes.


Á cerca de 2 anos eu pesava 55kg, no entanto ao longo do tempo fui engordando até chegar aos 69kg, sim é verdade... 
entretanto fiquei grávida e durante a gravidez não engordei "muito", 9 kg e pouco, ficando então a pesar 78 e tal, quase 79kg.
Depois do meu filho nascer, perdi cerca de 3 kg e pouco, mas rapidamente engordei até chegar aos 80kg, tinha muita fome, comia muita massa, e palmier's então nem se fala, comida de 2 em 2 dias uma caixa das grandes, até que cheguei a um ponto em que disse "basta!"
eu tenho 1.50 cm e com 80kg estava muito acima do meu peso, odiava ver-me ao espelho, as minhas roupas não me serviam...
Então decidi que não ia continuar assim, e comecei uma dieta, uma dieta chamada "Low Carb" 

Que dieta é essa? 
Bem, resumidamente, a dieta low carb é nada mais nada menos do que uma dieta baixa em carboidratos, atenção, BAIXA EM CARBOIDRATOS, não quer dizer que cortem de vez todo o tipo de carboidratos, como massas, pão, batata, arroz... o objetivo desta dieta é consumir baixos valores de carboidratos para conseguirmos emagrecer mais facilmente, porque todos sabemos que o pão, massas, batatas entre outros consumidos em demasia engordam, para quem quer emagrecer, convém dar um corte consumindo poucas quantidades.

No entanto quando comermos estes alimentos a dose deve ser do tamanho de um punho, e se for integral no caso do pão, massas e arroz, melhor, as calorias são praticamente as mesmas é verdade, mas alimentos integrais contém muita fibra, o que ajuda imenso no processo de emagrecimento, para além de darem uma saciedade mais generosa ao organismo, ajudam imenso no bom funcionamento do sistema digestivo e ainda acelera o processo de eliminação de resíduos tóxicos.

O importante é comer poucas quantidades, mas não são apenas estes alimentos que são ricos em carboidratos, vegetais como a beterraba, a cenoura, a bata doce, brocolos, couve-flor... frutas como a maça, laranja, mirtilos, melancia...lentilhas, grão, feijão, quinoa, aveia, sementes de chia... enfim são muitos e também contém carboidratos, no entanto são chamados carboidratos saudáveis pelo facto de conterem também contém fibras e nutrientes, já o pão, refrigerantes, sumos de fruta, chocolates, bolos, bolachas... são importantes de evitar se o objetivo é perder peso.


Foi então o que fiz, na primeira semana fui bastante radical e cortei tudo o que não ajuda de todo a emagrecer. Sumos, refrigerantes, pão, massas, arroz, batata, doces, bolachas, bolos, gelados... foram alguns dos alimentos que cortei da minha alimentação, nessa primeira semana limitei-me aos legumes, cenoura, alface, tomate, cebola, pepino, espinafres, brócolos, couve-flor, ervilhas... 
No que toca a proteínas, nas carnes troquei as entremeadas, bifanas, bifes, hamburguer's por carnes magras como o frango, peito de frango, peito de peru, e passei a comer mais peixe (magro) como pescada, deixei também os ovos e o atum. Passei também a beber muita água, e a beber chás, especialmente o chá verde, camomila e de cavalinha (sem açúcar ou adoçante), para quem conseguir beber café sem adoçar é óptimo, visto que a cafeína tem propriedades importantíssimas na ajuda de perda de peso por ser também o melhor termôgénico.

O que aconteceu foi que ao longo do primeiro mês de dieta fui adicionando em pouquíssimas quantidades tudo o que tinha eliminado da minha alimentação na primeira semana, no final do mês quando me pesei, estava com 75.200kg, para um mês não foi algo grandioso, no entanto também não podia pedir mais, visto que nesse primeiro mês a única coisa que mudei foi a minha alimentação, não fazia qualquer tipo de exercício físico.
Quando entrei no segundo mês esperei 2 semanas e fui me pesar, estava com 74.600kg, wow, como?
estava a fazer tudo exatamente igual, no entanto só tinha perdido 600gramas.
Confesso que na altura fiquei supreendida e sobretudo desmotivada para continuar, mas depois comecei a associar o pão com chouriço que comi um dia, o gelado que comi no outro, a bola de berlim na praia... sim, ia tendo essas recaídas, apesar de esporádicas, acabava por comer coisas com bastantes calorias, e isso não me estava a ajudar a atingir o meu objectivo.

Entrei agora (segunda feira) na segunda semana do segundo mês e de maneira diferente, para além de continuar com a alimentação low carb, juntei uma dieta bastante conhecida e falada, a dieta do jejum intermitente, e também exercício físico, mais precisamente aeróbica, e aerohiit, e mais tarde irei juntar bicicleta, corrida e outros tipos de treino, como tudo temos que começar devagar, para uma pessoa sedentária, o que é o meu caso neste momento que estou de licença de maternidade e passo muito tempo em casa, não é fácil começar pelo mais difícil, entrar a matar digamos, temos que ir devagar e ir implementando aos poucos consoante a nossa condição física. 

Vou agora esperar pela próxima segunda-feira para me ir pesar, e ver se há alguma evolução, as minhas pesagens (e eu prefiro assim) serão semanais, para acompanhar melhor a minha evolução e saber se está a correr como esperado, porque caso não esteja posso agir mais rapidamente e ir mudando este meu novo estilo de vida, sim, porque acaba por ser um novo estilo de vida, deixar de comer "porcarias" e reaprender a alimentar-me sempre de maneira saudável :)

Todas as segundas-feiras irei fazer um post a resumir a minha semana e mostrar a evolução, no entanto no próximo post vou falar-vos um pouco então da dieta que iniciei, a dieta do Jejum intermitente, se não sabem o que é ou em que consiste e ficaram curiosos não percam o próximo post.



Beijinhos.





You Might Also Like

0 comentários