MIL FOLHAS RECEITA | + EXTRA

agosto 02, 2017

Bom dia meus amores, no post de hoje vou explicar-vos como faço este delicioso bolo e ainda um extra só para vocês 😉


Ontem a minha mummy fez anos e ela pediu-me para lhe fazer um mil folhas gigante porque já o tinha feito uma vez e toda a gente adorou.
E como dias não são dias e festa é festa transformei um bolo que estamos acostumados a vê-lo pequeno na pastelaria num maravilhoso bolo gigante, não fosse ele o meu bolo favorito.
Sem mais demoras vamos começar.

É um bolo simples e fácil de fazer, nada complexo, não sou eu que faço a massa folhada, eu compro daquela já feita do Continente (não é por preguiça) ... Ok talvez seja um pouco 😂
Mas o verdadeiro motivo é que tenho um filho pequenino que tem sonos de 20 minutos e quando acorda não me deixa fazer nada, então todo o tempo que tenho é pouco.
Mamãs que "sofrem" do mesmo, acusem-se 😂😂

Portanto basicamente o que vão ter que fazer é o doce e a cobertura, vamos começar com o doce e vão precisar de:

- 300gr de açúcar
- 100ml de água
- 1 pau de canela
- 1 raspa de limão
- 8 gemas
-papel aderente
-leite a gosto

Colocamos então num tacho o açúcar e a água e levamos ao lume, quando o açúcar já estiver mais ou menos dissolvido na água juntar o pau de canela e a raspa de limão e deixar em lume brando até começar a ferver, vão mexendo de vez em quando.
Quando começar a ferver deixam 3 minutos e apagam o lume, deixando então arrefecer 15 minutos e retiram a raspa de limão e o pau de canela.

Entretanto separam 8 gemas das claras, mexem bem e de seguida vamos coar as gemas para eliminar as peles.


Depois de coadas, adicionar as gemas á calda de açúcar e mexer muito bem, levando de novo ao lume, brando, sem parar de mexer até as gemas engrossarem e abrirem caminho no tacho, assim:


Apagar o lume e continuar a mexer durante mais ou menos 1 minuto para as gemas não cozerem.
Passar o doce para uma tigela e deixar arrefecer durante 10 a 15 minutos, cobrir a tigela com o papel aderente e levar ao frigorífico.



Para a massa

Eu faço sempre 3 camadas, então compro 3 pacotes de massa folhada retangular no continente e corto á medida dos meus tabuleiros, que unto sempre com o meu querido óleo de côco.


Depois da massa no tabuleiro é só fazer furinhos na massa para ela não crescer muito, podem fazer com um garfo.
Eu faço mesmo muitooooos furos mesmo para ela não crescer demasiado, assim:


Depois da massa pronta é só começar a montar o bolo.
Antes disso, vejam o doce, o meu fica sempre um pouco grosso, eu gosto dele mais molinho então o que eu faço (por opção minha) é adicionar um pouco de leite, vocês podem adicionar ou não, se quiserem adicionar não há uma medida "certa", vão colocando e mexendo até acharem que está ao vosso gosto 😉
Agora pegam num retângulo de massa e colocam em cima da base para bolos, (esta aproveitei de um bolo que já tinha comprado numa pastelaria, no entanto têm bases para bolos no Jumbo por 1 euro e qualquer coisa) cobrem com o doce, colocam por cima outro retângulo de massa e voltam a cobrir com o doce e por fim colocam o ultimo retangulo sem cobrir com o doce.




O ultimo retângulo vai ser coberto com glacé, e para fazer o glacé vamos precisar de:

-500gr de açúcar próprio para glacé
- 10 colheres de sopa de água
-nesquik em pó
-saco de pasteleiro (ou saco de plástico de cozinha pequenino)

Numa tigela vamos então colocar os 500 gr de açúcar próprio para glacé (eu utilizo este da sidul), e juntar 10 colheres de água, de seguida é só mexer muito bem sem parar até ficar uma mistura bem homogénea como a da foto.
 





















Tirar 2 colheres de sopa dessa mistura para uma outra tigela e vamos adicionar 2 de sopa não muito cheias de nesquik em pó, se for preciso mais uma colher de água, coloquem e voltem a mexer tudo muito bem.


De seguida colocamos esta mistura com o chocolate no saco de pasteleiro, eu não tenho, então o que faço é colocar num saco de plástico dos mais pequeninos daqueles de cozinha, junto toda a mistura numa das pontas do saco, dou um nó e faço um furinho nessa ponta.






















E vamos então cobrir o bolo:
É só colocar por cima do último retângulo o glacé branco


 e logo de seguida com o bolo virado para si vamos com a mistura de chocolate fazer linhas finas verticais duma ponta á outra do bolo e cruzar com a ponta do cabo de uma colher (se for fina) ou com uma faca e traçar até á ultima linha, fazendo o mesmo processo ao longo de todo o bolo, criando este efeito:


Tentei explicar da melhor maneira possível, para que percebam bem, infelizmente não tenho fotos deste último processo para vos mostrar porque entretanto fiquei sem bateria, mas espero que consigam perceber 😉
E pronto, está então acabado o nosso mil folhas gigante 😁

Para não desperdiçar a massa que sobrou por a ter cortado á medida dos meus tabuleiros e utilizar o doce de ovos que sobrou também fiz uns croissants, uns de doce de ovos e outro de chocolate para o lanche.
É muito fácil, é só esticar a massa e para facilitar podem ir polvilhando com farinha, e vão esticando até fazerem um retângulo.
De seguida vão cortar esse retangulo em dois, vão retirar as pontas para ficar um retângulo quaseee perfeito e vão cortar triangulos, assim:




Entretanto para o chocolate:

Eu costumo ter nutella em casa mas ontem por acaso não tinha então utilizei leite e nesquik, fervi um pouco de leite, atenção é só um pouquinho mesmo se não depois precisam de muitooooo chocolate para ficar homogéneo (sinceramente não sei dizer-vos medidas porque coloquei o leite a olho), e juntei 3 colheres de sopa de nesquik e mexi bem, logo na altura não fica muitoooo grossinho, mas depois de ir ao frigorífico fica, não se preocupem 😉


Quando o chocolate estiver pronto, colocam o chocolate na parte de cima do triângulo (não é preciso muito se não depois sai para fora, eu coloquei um pouco de mais e saiu pelas pontas) e vão fazer uma dobra para cobrir o chocolate, e vão dobrando o resto até á ponta do triângulo, fazem o mesmo processo em todos, para dar forma de "croissant" ao croissant vão dobra-lo muito ligeiramente, como se fossem unir as pontas, assim:


De seguida vão untar o tabuleiro com óleo de côco e colocar os croissants.
Vão separar uma gema da clara, vão mexer e pincelar todos os croissants com a gema e levam ao forno até dourar.


E voilá, estão prontos os croissants 😊😊


Estavam tão bons, que mal saíram do forno 3 desapareceram logo :'D
No entanto aconselho a não deixarem dourar tanto como estes, confesso que estava tão atarefada com outras coisas que acabaram por ficar uns minutos a mais no forno.
E ponto foi este o post de hoje, espero que tenham gostado e deliciem-se com estas maravilhas que eu hoje já voltei á minha dieta 😉

Beijinhoooos 😘




You Might Also Like

2 comentários

  1. Obrigada pelo teu comentário no meu blog <3

    Ficou tudo com bom aspecto, aposto que estava delicioso! Mas esses croissants não me escapavam, eheh.

    Beijinhos <3
    https://myfashionroutine.blogspot.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. de nada querida, obrigada eu \3

      Eu sou suspeita, mas o bolo foi logo todo de rajada, e os croissants nem 30 minutos "viveram" ahahah

      beijinhooos <3

      Eliminar