Eco terceiro trimestre | o que é o percentil e o grau de planceta?

março 08, 2017

Olá mamãs 😊

Como referi no ultimo post que ia fazer a eco do terceiro trimestre hoje venho aqui falar-vos um pouco sobre ela.

Isto porque me surgiram algumas duvidas e receios, e já vou explicar o porquê.
Está tudo bem com o meu baby boy graças a Deus, mas o médico referiu que o peso está um pouco de nada abaixo da média, e que estava com o percentil 25, como mãe de primeira viagem já podem imaginar que começei a pensar em tudo e mais alguma coisa, que podia estar alguma coisa mal com o meu menino... Sei lá...😖
O médico disse que não era nada preocupante, mas mesmo assim só o facto de ele ter dito aquilo já me deixou nervosa, no entanto está tudo otimo com o meu princípe. 🙏

Como fiquei um bocado no vácuo com aquilo do percentil quando cheguei a casa fui "pesquisar" sobre o assunto para me informar e de facto estar no percentil 25 não é nada alarmante.
Vou então explicar melhor o que é isto dos percentis

O percentil é uma medida estatistica que regista o peso e comprimento de uma criança em função da sua idade.
E existem 3 medidas, 25, 50 e 90.
Mas nenhuma delas é má, atenção, e para se conseguir concluir algo em concreto esta avaliação tem que ser feita ao longo do tempo, porque com um valor isolado não se pode tirar conclusões de nada, a unica coisa que se pode realmente concluir é que estatisticamente 25% da população de crianças saudáveis com aquela idade têm um peso igual ou inferior ao dessa criança no caso de percentil 25, 50% no caso de percentil 50 e 90% no caso de percentil 90.
E mesmo que o bebé mude de um percentil para o outro não é razão de alarme, porque todos os bebés têm o seu próprio ritmo de crescimento.
É razão para alarme sim, se derrepente o bebé saltar percentis, ou seja passar de um 90 para um 25, o que quer dizer que deixou de crescer e engordar como estava e aí já é melhor falar com um médico para avaliar a situação.

Para além disso isto são tudo estatisticas, estou de 31s e o meu bebé pesa 1600gr, mas não nos podemos esquecer que é nestas ultimas semanas que eles mais crescem e engordam, portanto até às 40 semanas o meu bebecas ainda tem muito que engordar 😀 geralmente mais cerca de 1kg mais coisa menos coisa, ou seja nada de preocupante, e o melhor mesmo é manter sempre a calma e não andarmos ansiosas com estas coisas porque só nos vai fazer mal a nós e aos nossos babys 😊

Para além disso hoje tive consulta pré natal onde a médica avaliou todos os dados e informações fornecidas pela eco de ontém e disse que estava tudo bem, portanto vou acreditar que sim, acredito que se algo estive-se mal ou fosse caso de alarme ela teria-me dito.

Emtretanto existe outra questão, ontém quando cheguei a casa da eco e olhei para a folha li lá "planceta grau II grannum" e como é obvio apareceh logo um "?" na minha cabeça, e fui também pesquisar...

Mais uma vez, nada de preocupante, tudo dentro do normal, mas muitas gravidas especialmente as de primeira viagem que não sabem o que estas coisas significam por vezes ficam no vácuo quando vêm os seus relatórios das ecos e muitas assustam-se sem necessidade.

A planceta é um orgão que só existe durante a gravidez, e duas das suas grandes funções é trasnferir nutrientes e oxigénio do sangue da mãe para o bebé.
E a planceta tem 4 graus de 0 a 4 que definem a sua "maturidade" ou o seu "envelhecimento" sendo então o grau 0 o "melhor" grau, isto porque a planceta é nova e fornece como deve ser todos os nutrientes e oxigénio ao bebé, e o grau III o "pior" pois é o grau máximo do seu envelhecimento, mas não é caso de preocupação atingir este grau, a menos que tal ocorra antes das 34/35 semanas, porque o envelhecimento precoce da planceta vai causar a diminuição do crescimento do feto, e caso isso aconteça pode ser preciso antecipar o parto.
Algumas das razões para o envelhecimento precoce da planceta é hipertensão arterial, tabagismo, infeções ou diabetes...


Basicamente é isto e como disse não é motivo de preocupação a menos que a vossa planceta fique no grau máximo antes das 34/35 semanas.
Algumas não chegam sequer ao grau III, portanto nada de stressar 😉
A minha está então no grau II o que é perfeitamente normal nesta altura da gravidez e esclarecer isso deixou-me muito mais descansada, e espero conseguir com este post ajudar as mamãs que também tinham duvidas sobre estes dois temas 😊😊

Até ao próximo post
Beijinhoooos 😘

You Might Also Like

0 comentários