O parto

julho 22, 2017

Olá olá mamãs, hoje venho falar-vos do parto, sim, este tanto temido pelas futuras mamãs.

Alguns partos são bons, outros maus, outros mais ou menos, uns são fáceis outros nem tanto assim.
Bem, nas últimas semanas de gravidez andava bastante ansiosa, a altura, o momento da verdade estava a aproximar-se, estava quase a conhecer o meu príncipe, poder olhar para ele, tocar-lhe, pegar-lhe... Enfim, tudo o que uma futura mamã mais quer.
Mas a verdade é que a minha ansia também estava relacionada com o parto em si, ouvimos tanta coisa, tantos relatos, noticias, enfim... Qual é a futura mãe que não procura na net coisas relacionadas com a gravidez, parto, pós-parto...???
Acho que nunca na vida usei tanto o bendito google 😂 (atenção, nem sempre é bom, no google podemos encontrar respostas para tudo é certo, mas nem todas são as mais acertadas ou "verdadeiras", então em alguns casos em que queremos saber sobre algo que possa ser grave, devemos consultar alguém que realmente saiba e possa ajudar, por exemplo, no caso de andarmos com alguns sintomas, não convém pesquisar no google o que possa ser, porque vão aparecer infinitas doenças (algumas bastante graves) e aí já vamos entrar em pânico e achar que temos a pior que lá aparece, quando na verdade se for preciso não é nada de especial, mas devemos recorrer a um médico, que é o único que nos poderá ajudar e dar as respostas para as nossas dúvidas)

Bem, confesso que comecei a sentir medo do parto, por um lado queria muito ver o meu menino, por outro tinha medo, tinha medo das dores, de não aguentar, da anestesia, do corte, se o menino ia nascer por parto normal ou não, se tinha que ser cortada, se eu ia ficar bem, se o meu filho ia nascer bem... Realidade nua e crua, pensamos em tudo e mais alguma coisa, é como se o medo se apodera-se de nós, cada parto é um parto, mas mamãs de primeira viagem nunca sabem o que esperar, tudo é novidade.
Mas tentava esconder esse medo, tentava andar sempre tranquila, e às vezes até conseguia brincar e dizer "se entrou, tem que sair" mas isso assustava-me cada vez mais 😂

O meu parto em si foi bastante bom, afinal, tanto medo para nada 😂

Então
Quarta-feira, 3 de Maio de 2017,
Os meus pais vieram almoçar a nossa casa, preparei o almoço, arrumei as coisas e fomos ao café, e foi aí que comecei a sentir umas dorzitas na barriga, mas nada insuportável, dava uma dor e a barriga ficava muito dura, depois parava, passado algum tempo outra vez... Bem posso dizer que isso aconteceu-me cerca de 7 vezes, até à uma da manha que foi quando me fui deitar, estava eu deitada e continuavam as dores, mas sempre muito leves, entretanto o cansaço era tanto que consegui adormecer, mas acordei as 3 e pouco com uma dor mais forte, e outra e outra... Mais ou menos de 10 em 10 minutos, algumas duravam mais tempo que outras, outras eram mais fortes... E por volta das 6 da manha elas já estavam de 5 em 5 minutos e algumas eram intensas, eu ia ter nesse mesmo dia a minha suposta ultima consulta da gestação às 10:30h da manha, mas como as contrações já estavam de 5 em 5 minutos não quis arriscar e fui a uma urgência, ctg ok com contrações, toque ok, 1 cm de dilatação, tenho que voltar para casa, mas primeiro, consulta.
Fui então ao continente fazer tempo e tentar comer alguma coisa, sim, porque estava bastante agoniada, mas mal conseguia andar, custava muito mesmo, e pedi ao meu namorado para irmos para o carro, ainda eram 9 e pouco da manha, confesso que consegui descansar um pouco até à hora da consulta.
E lá fui eu, sempre tudo muito bem, contrações no ctg, fizeram-me o toque, 1 cm de dilatação, o médico disse que ia dar uma ajudinha, porque apesar das contrações ainda estava muito atrasado, até fiquei branca 😂 ...mas não doeu nada.
O médico aconselhou a andar muito, fazer muito o amor, para ganhar mais dilatação, porque caso contrario se ele não nasce-se até às 40 semanas iriam provocar o parto, e eu não queria. Entretanto fui para casa, nesta altura já a morrer de dores, as contrações estavam cada vez mais fortes e mais fortes, lembro-me que cheguei a casa e a primeira coisa que fiz foi tomar um banho de água quente e meter-me na cama, e consegui dormir até às 17 e tal da tarde, sem sentir uma única dor, uma única contração, achei bastante estranho e levantei-me e fui falar com o meu namorado, mas mais valia ter ficado calada, cerca de 10 minutos depois de me ter levantado começaram as contrações outra vez, um pouco espaçadas e sem muita dor, mas à medida que o tempo ia passando as dores iam aumentado e foi assim pela noite dentro, uma noite completamente em branco e cheia de dores, levantei-me da cama por volta das 7 e tal e fui tomar um duche para aliviar as dores, e aliviou, voltei a deitar-me e adormeci, dormi até ás 16 e tal mais uma vez sem uma única dor ou contração, entretanto quando acordei e me levantei voltaram as contrações, mas muito fortes, de 5 em 5 minutos e pouco tempo depois passou a ser de 3 em 3 e de 2 em 2, fomos então para o hospital, ctg com muitas contrações, e fizeram o toque, para meu espanto tinha 1 cm de dilatação ... 😱😱😨😨😨 caiu-me tudo, tantas dores e nem 1 cm a mais de dilatação, ou seja mandaram-me embora, e eu já estava a desesperar de dores, só queria voltar para casa e deitar-me na cama e dormir até fazer as 40 semanas, porque quando estava deitada a dormir não tinha dores...
Mas fomos outra vez ao continente desta vez para jantarmos alguma coisa, só que as dores eram tantas que nem consegui sair do carro, lá fiquei eu enquanto o meu namorado foi buscar a comida, foi horrivel, só me apetecia chorar, mamãs a dor era tanta as contrações estavam tão fortes e seguidas (ainda mal tinha passado uma já estava a vir outra) que até o segurança foi lá ter comigo perguntar se eu precisava de ajuda ou de alguma coisa, eu disse que não, que estava à espera do meu namorado.
Entretanto ele chegou e viu-me naquele estado, eu não consegui sequer comer, de tanta concentração que estava a depositar na dor não conseguia fazer mais nada, foi aí que ele ligou para a minha sogra que trabalha no hospital e explicou a situação, e ela disse para lá irmos outra vez, e lá fomos nós mais uma vez... Para terem noção da situação eu tive que ir de cadeira de rodas até à urgência de obstetricia porque eu não conseguia dar um passinho de tanta dor que estava a sentir.
Chamaram-me então para fazer triagem e o enfermeiro fez o toque e disse que me ia dar uma ajudinha porque só estava com 1 cm, esqueçam... Foi para morrer, nunca senti dor tão forte na minha vida, até encolhi as pernas e não o deixei "ajudar" mais, que vergonha 😂😂😂😂 ele disse então que assim não me poderia internar, ele lá tentou convencer-me a deixa-lo ajudar-me mas eu não cedi, mamãs ou ele era muito bruto ou então não sei mas foi muito doloroso mesmo.
Ele mando-me então para fazer ctg... Muitaaaaaaas contrações e muito fortes, entretanto fui chamada pela médica, que fez eco, e voltou a fazer o toque, 1 cm e meio ieeeeeeeeeeei ganhei meio cm, não sabia se haveria de rir ou chorar 😂

Mas a médica viu que eu estava mesmo com muitas dores e contrações muito pouco espaçadas e que já estava assim à dois dias então decidiu internar-me FINALMENTEEE

Eram então uma e pouco da manha quando fui internada, fui para a sala de parto, coloquei os microlax e tomei um duche, deitei-me na "caminha" e vieram perguntar se eu queria já levar a epidural, nem pensei duas vezes, se as dores já estavam daquela maneira e ainda nem 2 cm tinha nem queria imaginar 😂 
Deram-me então a epidural, minha rica epidural, passados uns minutos senti-me nas nuvens ahahah 
Entretanto o meu namorado entrou na sala e ficou lá comigo, só saía quando iam lá fazer o toque, eram cerca de 5 e tal quase 6h da manha comecei a sentir dores e chamei a enfermeira, ela fez toque mas a evolução era pouca, ainda não tinha 3 cm.
Foi então aí que ela me perguntou se eu queria uma ajudinha, fiquei branca, ajudas como a outra não obrigado, a serio, fiquei traumatizada.
Mas afinal nem era nada daquilo, a "ajudinha" era algo chamado ocitocina para acelerar o trabalho de parto e o rompimento da bolsa, sim, porque a minha bolsa ainda não tinha rompido, então ela rompeu com um ferro, não senti nada porque já tinha levado mais uma dose da anestesia.
Lá estava eu nas 7 quintas outra vez a dormir e o meu namorado a dormir ao meu lado sentado numa cadeira tadinho 😂😂 
Quando de repente acordei ás 9 e tal quade 10h com uma dor enorme, toquei á campainha e veio a enfermeira (já era outra) ela disse então que me ia ver primeiro e depois dar mais uma dose, qual não foi o meu espanto quando ela me disse que a dilatação já estava toda feita e que já se via a cabeçinha do meu menino, até brincou e disse " taaaaanto cabelooooo" pois, o meu filho nasceu com uma cabeleira que nem vos conto 😂😂 
Foi aí então que ela me deu mais uma dose e começou a preparar as coisas para o parto, pediu-me entretanto para ir fazendo força juntamente com as contrações, como a dose tinha sido dada à pouco tempo ainda sentia bem as contrações.
Ela ia vendo e dizia já está aqui a cabeçinha, está quase mamã...
Adorei aquela enfermeira, muito querida e simpática.

Nisto, ela diz-me para parar de fazer força, e puxou-o um bocadinho e perguntou-me "quer tira-lo?" ao qual eu respondi sim, já com a cabeçinha e os bracitos cá fora, segurei nele e puxei 😊 eram 10:05h e tinha o meu príncipe mais lindo nos braços, com 3.110kg super saúdavel e perfeitinho 😍





Fui cortada, levei pontos, mas não senti nadaaaa, ainda estava com o efeito da anestesia (graças a Deus) 😂😂
Em relação ao hospital, instalações, médicos, enfermeiros e auxiliares, não tenho nada a apontar, tudo 5*, sempre profissionais, simpáticos, e muito prestáveis 😉 

E foi assim o meu trabalho de parto e o parto em si, até ao próximo post,
Beijinhoooos.

You Might Also Like

0 comentários